Fazendo um documento numerado com a impressão mesclada no CorelDraw

Pessoal, muita gente não conhece ainda mas hoje vou apresentar para vocês uma ferramenta fantástica que o CorelDraw oferece que é a Impressão Mesclada, uma ferramenta que serve para fazer documentos com dados variáveis, tipo mala direta personalizada, talões com numeração entre outras funções.

1º passo – vamos criar um novo documento

2º passo – clique em “Arquivo > Impressão Mesclada > Criar/Carregar Mesclagem de Impressão

3º passo – na tela a seguir temos duas opções, criar novo texto (onde podemos criar campos de texto e numeração) e a outra onde podemos importar dados de um banco de dados. Escolheremos a primeira opção.

4º passo – para fazer um campo de numeração é muito simpes, dê qualquer nome para a sua numeração no campo “Numeric Field”, no nosso caso aqui colocaremos “exemplo” e coloque adicionar.

5º passo – no campo “Nome do campo” clique onde tem exemplo e observe as opções abaixo.

1 – Onde tem “Formato numérico” escolha quantos dígitos a sua numeração vai ter.

2 – Desabilite a opção “Incrementar continuamente o campo numérico” para que você define de onde até onde vai sua numeração.

3 – Escolha o valor inicial da sua numeração e o valor final da sua numeração e coloque avançar.

4 – Na próxima tela confira sua numeração e coloque avançar e depois concluir.

6º passo – escolha a opção “Inserir campo de Mesclagem de Impressão”, defina o local no seu documento onde ficará a numeração, faça a formatação do campo (fonte, tamanho, cores)

7º passo – ai é só clicar em “Mesclar ao Novo Documento”, você vai observar que ele vai criar várias páginas de acordo com a quantidade de numeração que você definiu, daí é só colocar para imprimir.

Obs.: Não coloque uma quantidade muito grande de numeração, pois quando você colocar para mesclar a um novo documento ele vai criar um novo documento com a quantidade de páginas da sua numeração, pode ser que seu CorelDraw fique lento e trave fazendo você perder seu arquivo.

Qualquer dúvida é só postar seu comentário.

Facebook

Edmo Nascimento

Profissional de pré-impressão, arte finalista, designer gráfico, apaixonado por tecnologia.